As Perguntas Mais Frequentes

FAQ - Frequently Asked Questions

O que é o Registo Individual de Competências de Capoeira?

O Registo Individual de Competências de Capoeira é um suporte eletrónico de informação referente a competências técnicas, intransmissível e de caráter obrigatório para praticantes que ambicionem ingressar na carreira de treinador.

No qual constam as competências adquiridas e formações realizadas pelo cidadão, ao longo da vida na Capoeira, que se encontrem referenciadas ao Programa Nacional de Formação de Treinadores, PNFT.

Nele constam também as ações de formação de graduações não integradas no Catálogo Nacional de Qualificações, que pressuponham a sua conclusão com aproveitamento.

Para que serve o Registo Individual de Competências?

O Registo Individual de Competências de Capoeira permite manter atualizada e organizada informação sobre o percurso de qualificação do seu titular, de modo a que este possa comprovar de forma expedita as competências que foi adquirindo.

Bem como as ações de formação profissional que foi realizando, ao longo da vida de praticante de Capoeira. Permite-lhe também identificar domínios em que pode adquirir e/ou aprofundar competências que melhorem o seu percurso de qualificação.

O Registo Individual de Competências de Capoeira possibilita ainda aos empregadores uma avaliação mais imediata da adequação das competências do seu títular a um determinado posto de trabalho.

Quem e como se pode aceder ao Registo Individual de Competências de Capoeira?

Podem aceder ao Registo Individual de Competências de Capoeira:

– Os cidadãos titulares do Registo, mediante registo no endereço www.fpcapoeira.org.

– As entidades formadoras de Capoeira (escolas Grupos, centros de formação e entidades formadoras certificadas) e os Centros mediante as respetivas credenciais de acesso.

– As entidades empregadoras, mediante credenciais de consulta facultadas pelo títular do Registo.

Quem pode efetuar o Registo Individual de Competências de Capoeira?

Não é possível efetuar registos diretamente no Registo Individual de Competências de Capoeira.

A sua atualização é feita automaticamente pelas entidades formadoras (escolas, Grupos, centros de formação, e entidades formadoras certificadas).

Ou pelos treinadores/as de Capoeira Grau II a partir do registo das competências e formações, no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa Especificas de Capoeira (SIGOFEC).

Que informação pode constar no Registo Individual de Competências de Capoeira?

Atualmente pode constar no Registo Individual de Competências de Capoeira informações sobre:

Formação Especifica de Capoeira desenvolvida no âmbito de:

  • Ações de Formação Especificas de Capoeira (AFEC) criadas pelas Escolas, Associações ou Grupos de Capoeira ou Treinadores Grau II (desde que previamente propostas à Pro Capoeira).
  • Formações Modulares de graduações criadas pelas Escolas, Associações ou Grupos de Capoeira ou Treinadores Grau II (desde que previamente propostas à Pro Capoeira;
  • Vias de Graduação do Ensino de Capoeira, instituídas pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores
  • Programa de Formação em Competências Básicas criado pela homologação de competências para as Graduações

Competências certificadas no âmbito da conclusão de Processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) regulados pela Portaria nº 370/2008, de 21 de Maio e pela Portaria nº 211/2011 de 26 de Maio.

Existe um modelo oficial de Registo Individual de Competências de Capoeira?

Sim. O modelo oficial do Registo Individual de Competências de Capoeira é o que foi aprovado pelo regulamento interno da FPCAPOEIRA.

Que competências constam no Registo Individual de Competências de Capoeira?

Constam no Registo Individual de Competências de Capoeira todas as competências certificadas no âmbito dos processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) e as formações que se encontravam em curso à data da entrada em vigor da Portaria n.º 475/2010, de 8 de Julho.

Bem como todas as que venham a ser iniciadas e/ou concluídas após essa data. Consta ainda a informação relativa a competências certificadas e a formações concluídas anteriormente e que; à data, já se encontravam registadas no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa Especificas de Capoeira (SIGOFEC).

Quem é responsável pela gestão do Registo Individual de Competências de Capoeira?

A gestão do Registo Individual de Competências de Capoeira é da responsabilidade da Pro Capoeira.

Validada pelo departamento de Formação da Federação Portuguesa de Capoeira em protocolo com entidades formadoras, Grupos, Associações de Capoeira, (escolas, centros de formação, e entidades formadoras certificadas) por via eletrónica, através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa especifica de Capoeira (SIGOFEC).

Deste modo, qualquer solicitação de correção da informação contida no Registo, pelo respetivo titular, deverá ser efetuada junto da entidade na qual este se encontra registado. Quando necessária, deverá ser solicitada pela entidade formadora.

O Registo substitui os certificados e diplomas das formações realizadas?

Não. Muito embora o Registo Individual de Competências de Capoeira permita comprovar a aquisição de competências e a conclusão de formações, o mesmo não se substitui aos respetivos certificados.

Todas as competências do Capoeirista no Registo de Competências?

O Registo Individual de Competências contempla, atualmente, apenas as competências certificadas e formações realizadas pelos Capoeiristas, que foram registadas no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa Especificas de Capoeira (SIGOFEC).

Pelas entidades formadoras (escolas, centros de formação, e entidades protocoladas pela Federação em parceria com a Pro Capoeira e com formadoras certificadas)

A ausência de registo não significa que o adulto não seja, efetivamente, detentor de determinadas competências ou formações especificas de Capoeira, mas sim que, à data da conclusão do respetivo processo, não estava disponível a funcionalidade de registo no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa Especificas de Capoeira (SIGOFEC).

Formação anterior à data da publicação do Registo de Competências?

As entidades formadoras (escolas, Grupos ou associações de Capoeira centros de formação e entidades formadoras certificadas) ou a Pro Capoeira podem, mediante solicitação e prova do titular do Registo, proceder à introdução de informação no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa Especificas de Capoeira (SIGOFEC).

Como fazer o Registo de Capoeira?
  1. Aceda à sua área de utilizador e preencha o formulário de Registo de Capoeira, acedendo ao separador Licenças, ou através do menu com o mesmo nome.
  2. Caso não seja ainda utilizador na página fpcapoeira.org, faça o seu registo aqui.
  3. Após a validação do seu registo de utilizador pela FPCapoeira, poderá efectuar o seu Registo de Capoeira online.
O que é o Registo de Capoeira?
  1. O registo é de caráter obrigatório para a homologação de graduação e progressão na carreira, via graduação.
  2. Garante a contabilização dos anos de prática, pré-requisito de aceso aos cursos de Treinador.
  3. E é o meio de prova para a solicitação de Licença de Capoeira (Registo Individual de Competências de Capoeira).
O porquê de um seguro desportivo?

De acordo com o Decreto-Lei n.º 10/2009, de 12 de janeiro, o seguro desportivo é obrigatório para os agentes desportivos (incluindo os agentes desportivos com deficiências ou incapacidades).

Para os praticantes de atividades desportivas em infraestruturas abertas ao público, públicas ou privadas, e para os participantes em provas ou manifestações desportivas.

Cabendo a responsabilidade pela celebração do referido seguro desportivo respetivamente, às federações desportivas, às entidades que explorem infraestruturas desportivas abertas ao público e às entidades que organizem provas ou manifestações desportivas.

Seguro desportivo para praticantes desportivos no regime de alto rendimento?

Para os praticantes desportivos no regime de alto rendimento mantém-se o sistema da existência de dois seguros complementares (seguro desportivo, complementado por seguro de saúde e acidentes pessoais).

Como sucede para os praticantes profissionais (seguro desportivo, complementado por seguro de acidentes de trabalho).

Qual é a cobertura do seguro desportivo da FPCapoeira?

O seguro desportivo cobre os riscos de acidentes pessoais inerentes à respetiva atividade desportiva, nomeadamente os que decorrem dos treinos, das provas desportivas e respetivas deslocações.

Dentro e fora do território português (a cobertura dos riscos inerentes às deslocações apenas abrange os agentes desportivos).