A turma de Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) No ano de 1932, Mestre Bimba, fundou a 1ª Academia especializada na Rua do Bângala (Campo da Pólvora), e em 9 de junho de 1937 oficializou a criação do Centro de Cultura Física Regional da Bahia.

COMO MODALIDADE DESPORTIVA É INSTITUCIONALIZADA EM 1972 PELO CONSELHO NACIONAL DE DESPORTOS, BRASIL

A Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno.

Ela atua de maneira direta e indireta sobre todos os aspectos cognitivo, afetivo e motor.

A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e atuar nas linhas com as quais se identifica:

Luta – A Capoeira representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma natural como instrumento de defesa pessoal. Deverá ser ministrada com o objetivo de Capoeira combate e de defesa.

Dança e arte – Na Capoeira a arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal, criatividade de movimentos, assim como um riquíssimo tema para as artes plásticas, literária e cênicas.

Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da Capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação em busca da coreografia e satisfação pessoal.

Folclore – É uma expressão popular que faz parte da cultura afrobrasileira e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos tanto na parte prática como teórica.

Desporto – Como modalidade desportiva é institucionalizada em 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos, Capoeira  deverá ter um enfoque especial para alto nível, estabelecendo-se treinos físicos, técnicos e táticos.

Educação – Apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade, e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona, ainda, um auto-conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidade e limites.

Na educação especial, a Capoeira encontra campo frutífero junto às pessoas com deficiência.

Capoeira como lazer – Como prática não formal através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, praias, colégios, universidades, festas de largo, etc.

Capoeira filosofia de vida – Muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando uma filosofia própria de vida, tendo a Capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para sua sobrevivência.

Cabe ao professor um papel relevante, orientando e estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo toda a sua potencialidade.