TEM SIDO TRATADO POR VÁRIOS ESTUDIOSOS

PASSOS DE DESTREZA, NEGAÇAS, AGILIDADE…

Atualmente, são quase unânimes os tupinólogos em aceitarem o étimo Caá, “mato, floresta virgem”, mais Puêra, pretérito nominal que quer dizer “o que foi, e o que não existe mais”.

Em 1712, ele foi registado pela primeira vez por Raphael Bluteau, seguido por Moraes, em 1813.

A primeira proposição de que se tem notícia é a de José de Alencar, em 1865, na primeira edição de Iracema. Propôs Alencar, para o vocábulo Capoeira, o tupi Caa-Apuam-era, traduzido por “ilha de mato já cortado”. Henrique Beaurepaire Rohan propôs o tupi Co-puera, significando “roça velha”.

Para Macedo Soares, o vocábulo vem simplesmente do guarani Caápuêra, “mato que foi”, atualmente, “mato miúdo que nasceu no lugar do mato virgem que se derrubou”. J. Barbosa Rodrigues, no século passado, propôs no seu livro Paranduba Amazonense a forma CaapoêraJá para o Visconde de Porto Seguro, o termo certo é Capoêra.

Atualmente, são quase unânimes os tupinólogos em aceitarem o étimo Caá, “mato, floresta virgem”, mais Puêra, pretérito nominal que quer dizer “o que foi, e o que não existe mais”.

Outro argumento para o vocábulo é a existência, no Brasil, de uma ave chamada capoeira (Odontophores Capueira-Spix) que se acha espalhada por vários estados brasileiros.

Além de ser também encontrada no Paraguai. “Essa ave é também chamada de Uru, uma espécie de perdiz pequena que anda em bandos e no chão”. Antenor Nascente, em 1955, na Revista Brasileira de Filologia, explica porque o jogo da Capoeira se liga à ave.

Informa que o macho da capoeira é muito ciumento e por isso trava lutas tremendas com o rival que ousa entrar em seus domínios.

Concluindo que, naturalmente, os passos de destreza desta luta, as negaças, foram comparadas com os destes homens que, na luta simulada para divertimentos, lançavam mão apenas da agilidade.

Existe ainda o vocábulo português Capoeyra que significa “cesto para guardar capões”.

SEMÂNTICA

Semanticamente falando, o vocábulo comporta várias acepções, conforme consta do dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

Capoeira1, s.f. – Gaiola grande ou casinhola onde se criam e alojam capões e outras aves domésticas.

Capoeira, s.f. –Terreno em que o mato foi roçado ou queimado para cultivo da terra ou para outro fim. Jogo atlético constituído por um sistema de ataque e defesa (…).

Capoeiragem, s.f. – Sistema de luta dos capoeiras. Capoeirada, s.f. – Conjunto de capoeiristas.

Capoeirano, s.m. – Morador de terras de capoeira.